O que é o
Sistema
MiniLenha?

O Sistema MiniLenha® foi desenvolvido para manter a tradição do forno a lenha e, ao mesmo tempo otimizar o processo dentro de pizzarias, padarias, bares e restaurantes por ser um processo totalmente automatizado.
O Sistema MiniLenha® é composto por um queimador, onde ocorre a queima da MiniLenha®, pellet de madeira, e um painel automático, em que é possível acender o forno através da ignição automática e controlar a temperatura do forno.

O Sistema MiniLenha® pode ser instalado em qualquer tipo de forno.

Esse sistema foi desenvolvido pelo Grupo EcoEnergia com patente BR2020140276640 de 05/11/2014.

Por que usar o sistema MiniLenha?

  • Padroniza e automatiza a temperatura dentro do forno em até 600 ̊C para a perfeita cocção de alimentos;
  • O pré-aquecimento do forno é programável e ocorre rapidamente;
  • Possibilita a economia do combustível durante a baixa produção e com rápida retomada de temperatura em picos de produção;
  • O combustível MiniLenha®️, pellets de madeira, é composto de madeira reflorestada e não sofre sazonalidade;
  • Proporciona 50% de economia direta em relação ao gás, não requer alvenaria e demais custos;
  • Monitoramento do consumo da MiniLenha®️ com programação de entrega personalizada;
  • A MiniLenha®️ é embalada em pacotes transparentes, não abriga roedores e insetos;
  • Melhor custo benefício do mercado, diminuindo custos diretos e indiretos.

Baixa emissão de fumaça: dentro das normas de emissão de partículas estabelecidas pelo CONAMA

Ecologicamente correto e livre de taxas do IBAMA

Atóxico e não inflamável

Como é o funcionamento?

A MiniLenha®️ é colocada em um silo, que por gravidade cai em uma helicóide “rosca” que leva até a parte de dentro do forno onde fica a câmara de combustão. Todo esse processo é automatizado e controlado pelo painel de controle.
A temperatura da chama é controlada conforme a necessidade do operador. Em picos de maior produção a temperatura pode chegar em até 600 ºC e é possível manter a temperatura menor em estágios de menor produção, gerando economia de combustível durante o processo. A temperatura pode variar de 25 °C a 600 °C, contribuindo para preparar todos os tipos de assados.
O pré aquecimento do forno é programável e acontece em uma etapa com duração de 30 minutos em média.
A quantidade de cinzas produzidas pela MiniLenha®️ é de aproximadamente 0,5 % da quantidade consumida e, ela se mantém dentro do queimador, aumentando a limpeza dentro do lastro e facilitando a limpeza do mesmo.

A instalação é feita por técnicos capacitados de forma simples e rápida, não prejudica a estrutura e a aparência do forno.
O queimador pode ser instalado em qualquer tipo de forno, sendo ele novo ou usado.
No forno é feito um furo de 8cm de diâmetro com perfuratriz especial, onde é encaixado e parafusado o queimador.
Em fornos a gás, pode-se usar a mesma abertura e apenas inserir o queimador.
O forno pode ser utilizado imediatamente após a instalação.
Após instalação é feito um treinamento e acompanhamento do processo com a equipe da pizzaria, padaria ou restaurante e, além disso mantemos canal telefônico para dúvidas.

O queimador é controlado de forma automática ou manual através do painel digital. Sua programação traz a razão entre massa, no caso a MiniLenha®️, e quantidade de ar ideal, para que combinados proporcionem a perfeita queima da MiniLenha®️. Com isso é possível manter a tradição, o aroma, a cocção e o sabor da pizza assada como no tradicional forno a lenha de forma automatizada.
O painel tem inúmeras funções como ignição, limpeza, encerramento, modo economia, modo turbo totalmente automatizado.

Para economizar a MiniLenha®️ é muito simples: basta fechar a porta do forno nos momentos em que não estiver assando pizza. Desse modo, haverá uma equalização automática com a temperatura programada reduzindo o consumo. Assim, com esse processo automático, a economia será feita e o forno não perderá temperatura.

Depoimentos

Modelos de negócio

São dois modelos de negócio: locação ou venda.

Locação

O Combustível MiniLenha®️ é pago de acordo com o consumo do estabelecimento.

Venda

Combustível MiniLenha®️ + FRETE
* Frete grátis para Grande São Paulo

O consumo médio diário de MiniLenha®️ varia entre 20 e 30 kg considerando 6 horas de operação. Pode ter variação dependendo das dimensões e eficiência do forno, quantidade e tamanho de pizzas assadas.

O painel consome o equivalente a uma lâmpada fluorescente.

Faz diferença assar a pizza no forno a lenha?

Perguntas Frequentes

É um sistema composto por um queimador 100% automático que foi desenvolvido e patenteado pelo Grupo EcoEnergia em que se faz a queima perfeita do combustível MiniLenha®, pellets de madeira, mantendo o aroma, a cocção e o sabor da pizza assada no tradicional forno a lenha.

O Sistema MiniLenha®️ possui um silo de armazenamento do combustível MiniLenha®️, que abastece a câmera de combustão dentro do forno. A ignição do Sistema MiniLenha®️ é 100% automática, sendo acionada por um botão presente no painel de controle. A temperatura é programável e o controle de vazão de ar para a queima é ajustável, proporcionando a queima perfeita do combustível.
O painel de controle possui funções como limpeza, encerramento, modo de economia, modo turbo, controle de temperatura e, também, a ignição.

O combustível utilizado no Sistema MiniLenha®️ é conhecido como pellet de madeira. Ele é capaz de manter o aroma e a cocção dos alimentos assados no forno a lenha.
É um combustível composto de 100% de madeira de reflorestamento, livre de qualquer substância química em seu processo produtivo. É atóxico e não inflamável, não dá abrigo a insetos e roedores e a emissão de fumaça é imperceptível, totalmente livre de fuligens.
Garantimos a entrega em contrato em embalagens plásticas e transparentes para facilitar a armazenagem e o manuseio.

Sim, o sistema MiniLenha ® é compatível com fornos de alvenaria novos ou usados. A instalação é simples e rápida, não prejudica a estrutura e aparência do forno e pode ser utilizado imediatamente após a instalação.

O Sistema MiniLenha® reduz em até 50% o custo em relação ao gás. Além de ser uma alternativa ecologicamente correta, por se tratar de um combustível de fontes renováveis.

A instalação pode ser feita em fornos a gás em que se utiliza a mesma abertura para inserir o queimador.

A MiniLenha® é proveniente de subprodutos de madeira de reflorestamento. É um produto que passa por processos de secagem e, por isso é imperceptível a emissão de fumaça e livre de fuligens. Por isso, a principal diferença entre MiniLenha® e lenha convencional é a conservação do lastro sempre limpo e com alta luminosidade. Além disso é um produto sem sazonalidade, disponível o ano inteiro.

A MiniLenha® é livre de taxas do IBAMA e está em conformidade com a emissão de partículas sólidas do CONAMA.

Apesar de diferenças estruturais a MiniLenha®️, assim como a lenha convencional, também exala vapores aromáticos durante a queima, mantendo o sabor característico que fornos a lenha dão ao alimento.

A pizza tem um sabor diferente em relação a fornos a gás e elétricos. No entanto, o sabor defumado presente em pizzas assadas no forno a lenha são mantidos.

Sim, o Sistema MiniLenha® pode ser utilizado em padarias, pizzarias e restaurantes e pode ser instalado em qualquer tipo de forno.

Não, isso porque a MiniLenha®️, combustível utilizado no sistema, passa por processos de secagem antes de serem produzidos, o que faz com que a emissão de fumaça seja imperceptível e gera 0,5% em massa de cinzas de acordo com a quantidade de MiniLenha®️ colocada. Além disso, a queima da MiniLenha®️ acontece dentro de uma câmera de combustão, ou seja, as cinzas ficam retidas nela. Esse processo mantém o lastro sempre limpo.

O Sistema MiniLenha® possui um silo que alimenta a câmera de combustão e, para abastecê-lo basta despejar a MiniLenha® neste silo.

A temperatura do Sistema MiniLenha® é programável e varia de 25°C a 600°C.