O que é a LenhaEcológica ou Briquete?

A LenhaEcológica®, também conhecida comercialmente como Briquete, é um combustível ecologicamente correto, sua composição é de 100% serragem e maravalha de eucalipto, proveniente do processo produtivo de madeireiras e florestas certificadas.

LenhaEcologica® é marca registrada do Grupo EcoEnergia.

Benefícios e Vantagens da LenhaEcológica®

A LenhaEcológica®️ é uma excelente alternativa para fornos de pizzarias, lareiras, fogões a lenha e caldeiras de todos os tamanhos.

  • Otimiza o espaço;
  • Menos custo direto e indireto;
  • Fácil armazenagem e manuseio;
  • Menor mão de obra;
  • Maior higiene e melhor aparência;
  • Produto industrializado, disponível o ano todo;
  • Maior temperatura de chama;
  • Maior estabilidade na resposta da temperatura.

Maior estabilidade na resposta da temperatura

Luminosidade superior que a lenha convencional

Gera pouca fumaça, cinza e fuligem em virtude do baixo percentual de umidade

Atóxico

100%

proveniente de madeira

de Eucalipto REFLORESTADO

Laudo
Manual

O forno deve permanecer com uma temperatura estabilizada, entre o ambiente e o lastro, para que possa ser utilizado de maneira adequada. Acrescente o briquete somente se for necessário aumentar a temperatura para aumentar a produção. Dica: Adote o termômetro para ajudar a controlar.
Coloque aos poucos 3 ou 4 pedaços, de acordo com o movimento (varia de forno para forno), para aumentar a temperatura. Caso o forno não esteja sendo usado, deixe a porta do forno semi-aberta para que se possa a manter a temperatura dentro do forno gerando economia de combustível. Nesse caso o fogo ficará mais baixo, porém o calor do forno não será dissipado rapidamente e, haverá uma economia de briquetes.
Faça a regulagem do suspiro da chaminé corretamente. Como a LenhaEcológica®️ libera menos fumaça e mais calor, quando comparada com o uso de lenha convencional. Deve-se deixar a saída pelo suspiro mais fechada para evitar a perda de calor e gerar uma economia de briquetes fumaça e mais calor, deve-se deixar a saída pelo suspiro mais fechada, em comparação com o uso de lenha convencional, para evitar a perda de calor e gerar uma economia de briquetes.
Quando necessário abra a tampa e agite os briquetes. Dessa forma, as chamas voltarão ao normal e, se for necessário adicione mais briquetes.

Para uma melhor eficiência no inicio do fogo, recomendamos aproveitar o calor deixado no forno do dia anterior e colocar alguns pedaços de briquetes dentro do forno para aquecer até a hora de acender.

Sugerimos preparar cerca de 8 toras pequenas de briquete, de aproximadamente 15 cm para dar início ao fogo. Coloque dentro do forno na posição desejada, distribuindo-os sobre uma grelha, bandeja de pizza ou de ovos, ou mesmo sobre o lastro. Deixe um pequeno espaço entre os briquetes, isso faz com que haja melhor circulação de ar e, acelera o acendimento do fogo. O briquete necessita de mais oxigênio pela alta compactação.
Existem diversas maneiras de se iniciar a queima dos briquetes. Comumente, são utilizados materiais como bandeja de ovos, tampa de papelão, papel ou gravetos em que são ateados fogo e colocados por cima do briquete pré-aquecido com o calor do forno remanescente do dia anterior. Dessa forma, o fogo se alastrará pelo briquete dando início ao processo de queima do mesmo. Caso o forno esteja frio, o processo é o mesmo, porém essa etapa será mais lenta e, por isso deve ser iniciada com um tempo extra.
Esse procedimento é suficiente para dar início ao fogo. Para que ele seja mantido, utilize briquetes maiores e adicione a quantidade necessária para atingir a temperatura desejada.
Lembre-se que a temperatura do forno se eleva rapidamente quando se utiliza o briquete. Quando necessário faça o espalhamento dos briquetes a fim de acomodá-los para aumentar ou diminuir a chama.

  • Venda

Venda do combustível LenhaEcológica.

Automatizado

Economize até

35%

dentro do forno

usando o queimador

Descrição

– Cesto
– Painel de controle de temperatura
– Soprador
– Haste de Abastecimento

  • Locação

Locação do equipamento e venda do combustível

  • Venda

Venda do equipamento e venda do combustível

Frete

Frete FOB (por conta do cliente). A empresa oferece apoio com serviço de cotação de frete com transportadoras parceiras.

Prazo

Prazo para instalação: 30 dias após a aprovação cadastral.

Depoimento

Perguntas Frequentes

LenhaEcolígica® é conhecida comercialmente como briquete. Ela é processada a partir da serragem e da maravalha provenientes de resíduos florestais de eucalipto.

A LenhaEcológica® pode ser utilizada no EcoForno e em fornos de alvenarias novos ou usados.

A Lenha Ecológica é um produto 100% natural e industrializado disponível o ano todo. Gera pouca fumaça, cinzas e fuligens devido ao baixo percentual de umidade. Possui maior temperatura de chama e luminosidade em comparação com a lenha convencional.

É um produto livre de taxas do IBAMA.

Por gerar poucas cinzas e fuligens, o lastro permanece limpo por mais tempo.

Não, a Lenha Ecológica pode ser acesa como a lenha convencional.
É necessário iniciar o fogo com papel ou papelão.